Saturday, April 18, 2009

Twitter (análise aprofundada)

Nos meus dois posts anteriores anunciei que aderi ao twitter e expliquei como o interligar com o facebook, ping.fm, blogger e hi5. Após 3 dias a usá-lo resolvi agora escrever uma análise mais profunda sobre o sua utilidade, o seu papel e onde se encaixa nas redes sociais, ilustrando as suas vantagens/desvantagens onde possível.

O que é o twitter?
O twitter é um serviço gratuito de rede social e micro-blogging. Micro-blogging porque permite publicar curtas mensagens (máx de 140 caractéres) na internet e rede social porque podem-se seguir as mensagens de outras pessoas, formando uma rede. Por exexmplo: quando envio uma mensagem pelo twitter, esta é recebida instantaneamente por família e amigos de Setúbal, colegas de universidade de Lisboa, colegas de trabalho de Londres, malta por toda a Europa que conheci nas minhas (não suficientes) viagens e desconhecidos que perdem tempo a ler o que escrevo. Qualquer um pode responder e as pessoas que subscrevem os meus tweets podem ver essas respostas e acrescentar algo.
É frequentemente descrito como "o SMS da internet" - wikipedia. De notar que além de poderem subscrever a tweets de amigos, podem também subscrever tweets de artistas, empresas, etc.

Como se distingue de outras redes sociais?
A funcionalidade do twitter já existe, de certa forma, embebida nas redes sociais como o Facebook e o hi5. É muito parecido ao funcionamento das mensagens de estado, mas com algumas diferenças substanciais:
1. O serviço só consiste nestas mensagens curtas enviadas deliberadamente, não havendo mensagens como "o Zé Manel tornou-se amigo do Xico Zé" ou "A Josefina jogou à aplicação X e ganhou 1000 pontos, veja quanto você consegue".
2. As mensagens podem ser vistas por qualquer pessoa que queira seguir, não havendo necessidade de ser seu amigo. Por exemplo, sigo os tweets da CNN Breaking News, sem a CNN ser minha amiga.
3. Os posts ficam publicados numa página como num blog para qualquer pessoa aceder.

Apesar de não ter muita experiência nisto, acredito que o Facebook/hi5 consigam ser configurados para se portar de maneira bastante semelhante, já que são ferramentas muito mais complexas. Mas a estratégia do twitter é primar pela simplicidade, sendo imediatamente legível, o conteúdo pertinente e fácil de publicar coisas.

Como se distingue de um blog?
Distingue-se de um blog por apenas permitir 140 caracteres por mensagem e adicionar uma rede social, sendo mais fácil dirigir as mensagens a alvos específicos como pessoas e grupos. Como as mensagens são curtas, não há espaço para grandes divagações, então estas tendem a ser coisas simples como "A água está fantástica na praia dos coelhos". Qualquer pessoa que subscreva as mensagens receberá esta mensagem no seu twitter (ou telemóvel, ou email, etc) e poderá responder. Na minha vida pessoal, uso o twitter para deixar as pessoas saberem onde estou ou o que estou a fazer/pensar no momento. O blog uso para coisas mais estruturadas e por vezes falo de coisas que já aconteceram há meses (como ultimamente que tenho o blog desactualizado).

Vantagens / Desvantagens
A vantagem em relação ao facebook/hi5 é saber o que as pessoas estão a fazer sem ser bombardeado com mensagens vindas de aplicações, por notificações ou por pedidos. A desvantagem será não ter acesso aos álbuns dessas pessoas, etc.

Em relação ao blog a vantagem é publicar algo imediatamente sem editar, nem pensar muito. Ao escrever o blog posso até recorrer aos tweets para me lembrar sobre o que queria escrever. A outra vantagem é serem imediatamente entregues às pessoas que nos estão a seguir, sem terem que vir à página do blog.

Em relação a um chatter (googleTalk ou messenger), os amigos não precisam estar online.

Eu e o twitter
Para mim o twitter veio "colar" os vários meios de comunicação que uso para enviar e receber notícias. Sempre que ponho um post no blog, é publicado um resumo no meu twitter e uma entrada no journal do hi5. E sempre que escrevo um tweet, essa mensagem é automagicamente publicada no estado do meu facebook, no estado do meu hi5, na barra direita do meu blog além de no twitter, claro. Resultado, todas as pessoas ligadas a mim através destas redes sociais sabem o que ando a fazer (quase) em tempo real.

"Mas isso podias fazer só com o ping.fm!" - verdade. Mas o que o ping.fm não me dá é um serviço agregador de notícias e mensagens de amigos. Quando abro o tweetie (cliente twitter para o iPhone) vejo imediatamente tweets escritos por jornais, artistas, amigos e pessoas interessantes que subscrevi. Por outras palavras o trigo sem o joio.

"Mas para isso podias usar um agregador de RSS feeds!" - Podia, mas além de ser difícil de subscrever a uns quantos sites de notícias sem ser completamente bombardeado por centenas de notícias, não me permite enviar mensagens para as minhas redes sociais.

Conclusão
A sua simplicidade e limite de 140 caracteres tornam o twitter rápido e fácil de utilizar com apenas informação pertinente, sem spam. Poder agregar notícias e mensagens de amigos permitem-no ser usado como ponto único para saber o estado do mundo.

Estão à espera do quê? Se conseguiram chegar até aqui vão já a twitter.com/oWarchild, criem uma conta e subscrevam-me! Espero pelos vossos tweets;)

Mais material

No comments: