Tuesday, July 29, 2008

Saber atender...


Uma coisa que me surpreendeu em Londres foi o atendimento, tanto o atendimento nas lojas, como o atendimento via telefone. Os empregados parecem querer resolver os nossos problemas e fazem-no sempre com um sorriso na cara. Nesse aspecto penso que Portugal ainda tem umas coisas a aprender. O melhor exemplo que me ocorre foi na loja da O2, a minha nova operadora móvel.

Comprei um cartão pré-pago da O2 num mini-mercado, larguei 4£ pelo cartão SIM e mais tarde descobri que vinha com 0£ de saldo. No dia seguinte fui a uma loja O2 para o carregar e o senhor que me atendeu pergunta-me se queria um voucher ou carregamento electrónico. Perguntei-lhe qual era a diferença, ele explicou-me e perguntou-me se queria que que demonstrasse. E eu disse-lhe "força". Ele pegou no meu telemóvel, ligou para o número, enquanto marcava as opções dizia-me quais estava a marcar e fez o carregamento.

Acho que em Portugal me mandavam dar uma volta... aqui foi ele que se voluntariou para fazer o carregamento....

4 comments:

Carina said...

Olá Dário..

..mais uma vez alguem concorda comigo quando digo que somos (e peço desculpa aos portugueses embora também seja..) um povo um bocado triste..

Eh bom irmos para fora e conhecermos novas realidades, estamos na idade certa para o fazer!

Quase todas as pessoas que conheço que foram para fora, não querem voltar.. espero que voltes e que contribuas de certa forma para a evolução da "nossa" mentalidade.

Diverte te enquanto ai andas.. esse tempo não volta! ;)

Carina

Eurico said...

Senhor Dario

Tambem anda por terras de sua magestade?!Entao ja somos dois, apesar de teres um pouco mais de sorte que eu pois tas em Londres. Mas, e nao me leves a mal dizer isto, ainda tas muito verdinho relativamente a Inglaterra;)LOL!!E verdade que aqui se ganha mais dinheiro e nao deixa de ser uma experiencia interessante, contudo meu querido portugal com todos os defeitos que tem. Tiveste sorte pois chegaste em Julho, agora quando comecares a ter dias que quando sao 4 da tarde ja e escuro....ai logo se ve. E depois este maravilhoso tempo tambem nao ajuda, ja apanhei alguns dias que tens quase todas as estacoes do ano, comeca com chuva e algum calor, depois muito calor e para acabar muito frio. Como dizem os Ingleses "se queres que o tempo mude.... espera 5 minutos". Relativamente ao atendimento acho que tiveste sorte, pois eu sempre que vou a Londres so sou bem atendido quando sao emigrantes....epa isto nao quer dizer que nao goste de ingleses, eu dou-me muito bem com os ingleses da universidade onde estou, mas mesmo eles dizem que em Londres as pessoas sao mais frias e distantes. Uma coisa que eles tem que eu gosto e o "tea time", meia hora de manha e outra meia hora de tarde onde ninguem, mesmo ninguem faz nada, sempre da para descansar um pouco.

Mudando de assunto para os aeroportos, acredita que vais ter saudades da falta de rigor dos portugueses. Eu ja perdi a conta a quantas vezes me mandaram tirar os sapatos, o relogio, o cinto e tudo e mais alguma coisa, e depois de passar pelo detector e nao apitar ainda me revistarem, de duas uma ou e mm rigor ou entao tenho ar de terrorista.

Mas pronto, chega de dizer mal deste pais que tambem tem algumas coisas boas.

Vai dando noticias

Um abraco

Eurico

Raquel said...

Na arte de "saber atender" não podemos meter todo o Portugal no mesmo saco. No Norte e Centro as pessoas são simpáticas e prestáveis, partindo de Lisboa (inclusivé) até ao Algarve, vai ficando gradualmente pior.

Espero que ponhas aqui o relato quando fores mal atendido :P

Warchild said...

Carina, não te preocupes que volto, Londres não tem praia.

Eurico, não te preocupes que mesmo com este "bom" tempo trocava isto a qualquer hora por Portugal. Não imaginas o que me custou deixar Setúbal com 37º :S

Eurico, a única altura em que fui menos bem atendido foi por um gajo com ar de indiano/paquistanês num mini-mercado que mal falava inglês :S Devia pedir umas lições ao Apu :P
Se calhar é só porque é Verão e eles estão felizes ou porque entro bem vestido nas lojas, LOL (em Portugal pareço um cigano...)

Raquel, não te preocupes que eu sou imparcial, não estou aqui para promover nada, nem ninguém.