Tuesday, July 29, 2008

The Dark Knight


Na passada 5a feira fui ver o The Dark Knight. Como grande fã do Batman que sou não podia perder este filme no seu dia de estreia! As expectativas eram muito altas, o tipo de expectativas que geralmente conduz à desilusão, mas o Nolan conseguiu superar tudo o que podia esperar... É raro falar tão bem de um filme, mas este merece-o. Acho que escolheram um argumento difícil (não é a convencional história de super-herói que salva o dia), mas sem dúvida cativante e verosímil.

O meu gosto por esta personagem advém talvez do facto ser humana, sem poderes XPTO, e por isso presa às limitações do mundo convencional. Desta forma não é preciso arranjar materiais rebuscados como kryptonite para o vencerem, obrigando os realizadores a manterem um elevado grau de objectividade para nos conseguirem "vender" a história. O Batman Begins tinha conseguido, na minha opinião, ser o Batman mais realista (ou menos irrealista) até à altura, mas este dá um passo em frente.

O filme tem imensos pontos positivos, desde pormenores mínimos (mas raros), até coisas bem notórias. Algumas coisas que me cativaram:
  • Tradeoffs, (talvez por causa do meu background técnico) o fato não é perfeito e para o melhorarem têm que sacrificar coisas, como blindagem para obterem velocidade (pormenor pequeno, mas fixe);
  • Há um grande foco na batalha emocional do Bruce Wayne, sendo esta tão importante como a batalha física para superar os vilões, mostra que no fundo o Batman é um humano (no entanto não fica lamechas);
  • Ligado ao ponto anterior, os conselhos do Alfred são importante para o Batman vencer, tornando-o mais relevante. E o Michael Caine faz um papel excelente.
  • O Batman é esperto, mas o Joker é mais! É tramado...
  • Imprevisibilidade do Joker;
  • O Heath Ledger faz um papel genial! Se a overdose foi acidental ou não, não sei, mas ele está irreconhecível e macabro;
  • O Batman leva porrada como nunca levou... :)
  • As personagens evoluem ao longo do filme aliás, dedicam uma boa parte do filme a desenvolver as personagens sem, no entanto, sacrificar a acção.

2 comments:

Unknown said...

Oi primo, tas mal de comments ne (just kidding). Que "paxorra" para fazeres um blog assim, mas esta muito fixe. Tambem gostei deste filme esta muito bem conseguido (desculpa a falta de acentos mas sabes que os teclados americanos nao tem xd).
Abraco (nem C's cedilhados) Joao
P.S. O teu Batman Begins ficou na minha casa

Warchild said...

Olá primo!

Obrigado pela contribuição e pela informação. No futuro, experimenta alterar o layout do teclado para Português nas definições regionais do painel do controlo. Depois basta lembrares-te onde estão os acentos:P

Abraço