Saturday, July 19, 2008

Excesso de bagagem


Passamos horas a criticar a falta de rigor tão típica dos portugueses (também conhecida por brandos costumes), mas há dias que nos calha a nós beneficiar disso...

Estava eu de partida para Londres, carregando um trolley grande, um de cabine e uma mochila às costas, quando chegou a hora da verdade: depósito de bagagem nos balcões de check-in.

Coloco a mala grande no tapete, a senhora começa a carregar nos botões... os segundos parecem minutos... e lá sai o autocolante da máquina para colar na mala. Por momentos pensei ter escapado aos preços diabólicos de excesso de bagagem, mas eis que a senhora me pergunta:
"Essa mala vai na cabine?"
"Sim.", respondi eu.
"Também tem que ser pesada".
"M€rda!", pensei eu. De acordo com o site da TAP, só permitem 6 kg de bagagem de cabine e eu sabia que estava lá mais que isso... Lá ponho a mala pequena no tapete...
"A sua mala pesa 9kg e só podemos permitir 7kg, quer por a mala no porão e pagar excesso de bagagem?"
"*?*"#$%#$&&%/", pensei eu. Entretanto, uma senhora que estava atrás desta com aspecto de ser mais experiente, talvez uma supervisora, pergunta-lhe:
"Quê que se passa?"
"bla bla bla blah", a senhora do balcão explica.
"Mas a mala é tão pequena...", responde a supervisora
"Mas além desta mala, ele ainda têm a mochila nas costas." (com um portátil e um calhamaço, totalizando pelo menos 3kg....)
"Deixa-o ir....", termina a supervisora.
"Pode ir", diz-me a sra. do balcão.
"Obrigado e adeus", disse eu afastando-me o mais depressa dali :-)

Não sei se a senhora gostou dos meus olhos ou se apenas não se quis dar ao trabalho de cobrar excesso de bagagem, mas consegui levar uns 12kg na cabine e poupei uma quantia generosa...

Acho piada que no caso de um gajo fazer check-in online e apenas levar bagagem de mão, esta nunca é pesada!

Boa sorte para os vossos vôos ;)

No comments: