Friday, July 25, 2008

Induction

Parece que aqui nas grandes empresas gostam de fazer inductions aos empregados, que consiste em apresentar a empresa aos novos empregados, de forma a terem uma entrada suave...

Papelada
A primeira parte foi a menos interessante, preencher o formulário da Segurança Social Britânica (National Insurance Number), foi porreiro poder tratar disso lá, e preencher de novo um contrato de confidencialidade.

A seguir às burocracias seguiram-se as apresentações...

Introdução
Primeiro recebemos informação histórica da empresa, como era velha, qual era a sua missão e como era a sua conduta.

Segurança
Sem dúvida que a parte mais dura, foi a de segurança. Inicialmente começaram por explicar que aqui não têm os meios que os seus colegas americanos têm, como testes a uso de drogas que "produz resultados interessantes" e acesso a outras informações. Mas têm outros meios alternativos de nos investigar e investigam tudo o que pareça suspeito, como lacunas no CV. Se um gajo diz que esteve 6 meses sem fazer nada, eles tentam descobrir se um gajo não esteve preso nesse período. Além disso, procuram contradições ou incongruências nas informações que fornecemos nas várias fases do processo.

Mas depois de "entrarmos", as coisas não se tornam mais fáceis, pois o despedimento por violação das normas pode estar logo ao virar da esquina. Aí contaram-nos duas histórias um tanto exageradas de um empregado sénior que foi despedido por ter falsificado uma factura de despesas. Substituiu um 15€ por 45€, e foi despedido por 30€... Supostamente, têm equipamento sofisticado e peritos para verificar falsificações. A outra, foi de um rapazinho que contornou a firewall para aceder a pornografia e ganhou assim o seu bilhete de saída. Há coisas que se devem fazer em casa... :P Ainda na linha dos despedimentos compulsivos, não convém aceitar prendas de valor acima de 100€ por parte dos clientes...

Coisas mais positivas. Todo o correio que entra nas instalações é verificado através de equipamento sofisticado para filtrar possíveis bombas ou outro tipo de material perigoso. Os vidros são laminados para não estilhaçarem no caso de uma explosão (já me sinto melhor). Aquando manifestações nas proximidades, têm sempre seguranças por perto e em contacto permanente com a polícia para evitar que haja danos às instalações aos empregados.

Ainda mais interessante, antes de um empregado viajar, eles fazem uma avaliação de risco ao destino a fim de determinar se é seguro e em que condições o empregado deve ir. Fazendo grandes esforços (que nem sempre a gestão tem que saber) para assegurar que em caso de acontecer alguma coisa, os empregados são extraídos.

Melhor ainda, após o tsunami de 2004, o CEO fez a seguinte pergunta: "Quantos dos nossos empregados estão lá?" Na altura estavam imensos empregados de férias e não faziam ideia quem teria voado para lá ou não. Então criaram um serviço em que os empregados podem voluntariamente dizer ao gabinete de segurança o seu destino de férias e indicar um número de contacto. Em caso de haver algum risco ou de acontecer alguma coisa, eles contactam-nos para determinar se está tudo bem e prestam diversos tipos de ajuda para assegurar a segurança dos empregados.

Nesta fase deixei de pensar que apenas me andavam a perseguir, mas que talvez também me quisessem proteger :-)

Compliance (conformidade?)
Basicamente há um gabinete encarregue de garantir que não violamos as regras de ética (como aquela dos presentes acima dos 100€), e do mercado (como passar informação através da "Muralha da China"). Em caso de dúvida podemos contactá-los :-)

Grupo de estágio e Buddies
Na fase seguinte, reunimos-nos em grupo e falámos com uma das pessoas responsáveis pelo nosso programa de estágio em específico. Apresentámos-nos todos uns aos outros (a maioria já se conhecia depois de beber umas pints no dia anterior) e a senhora falou-nos que esperavam de nós e da cronologia do estágio. De seguida, conhecemos os buddies que nos foram atribuidos para suavizar a nossa entrada na empresa. Isto durante um almoço de sandes...

Credit Crunch
Após o almoço, tivémos direito a uma video-conferência acerca do credit crunch. Foi uma explicação do fenómeno de nível introdutório para pessoas que não são peritas na matéria. Até foi interessante, mas com alguns momentos mais monótonos.

Manager e Equipa
Após isto tudo, fui conhecer o meu manager e equipa. São todos pessoas simpáticas e estão sempre dispostas a ajudar e a explicar o que for necessário. Fiquei com uma impressão muito positiva, esperemos que se mantenha. Aí foi-me atribuído um outro buddy, neste caso, é alguém responsável por me ajudar a conhecer as ferramentas que usamos e para me ajudar nas primeiras tarefas.

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