Sunday, July 12, 2009

Semana em Portugal


Passei a última semana de Junho em Portugal e foi maravilhosa. Basicamente fiz praia, praia e praia! Ainda assim houve os seus precalços...

Partida para Portugal
Saí do trabalho, cheguei à estação de comboio, escolho um bilhete de ida-e-volta para Gatwick coloco o cartão multibanco e erro. Volto a tentar, erro novamente. Em desespero para não chegar atrasado ao comboio coloco o meu cartão português e não aceita (a máquina não gostava de Maestro). Olho para o placard dos comboios e vejo que perdi o comboio. Lá me dirijo à bilheteira e consigo comprar o bilhete com o cartão inglês, resultado: atraso de 15 min. Ainda deu para chegar ao aeroporto a tempo, aliás, com muitooooo tempo de margem como viria a descobrir mais tarde. O vôo deveria partir às 16:45, o que implica começar o embarque 30 min antes. Quando chego ao duty free podia ler no placard das partidas "Gate opens 16:43" = 28 min. atraso. Depois mudou para 17:25, depois 17:45 e a hora final acabaria por ser 18:45. Cheguei a Lisboa com 3 horas de atraso! Para piorar as coisas já não cheguei a tempo de apanhar o autocarro das 22:45 da Gare do Oriente e só acabei por apanhar o autocarro das 23:30, chegando a Setúbal às 0:15. Demorei 10h da porta do trabalho até Setúbal!!

Primeiro Fim-de-semana
Algumas saídas com amigos, pôr a conversa em dia e o baptizado do meu priminho mais novo. O almoço foi num sítio que desconhecia por completo: Casa do Alentejo, junto ao Coliseu em Lisboa. De fora não aparenta ser nada, mas por dentro é impressionante.

Semana
Praia, praia, praia. Onde? Nas praias da Arrábida, em especial na Praia dos Coelhos. Apanhei uns dias muito bons, deu para tirar a barriga de misérias:)

Sábado
Tróia. Não posso deixar de ficar desiludido com aquilo que a Sonae está a fazer em Tróia, além dos elevados preços dos barcos. Apesar de ser algo muito melhor e mais bem pensado que o Algarve, continua a ser uma quantidade excessiva de betão para uma zona protegida. Outro aspecto negativo, não deixaram quase espaço nenhum para se estacionar gratuitamente em Tróia tendo criado 5 parques de estacionamento pagos para lucrar à custa dos visitantes.

Carvalhal (mais propriamente Pêgo). Agora há dois estacionamentos, o dos ricos e o dos pobres. Como não bastava a Sonae roubar a Tróia aos Setubalenses, também se sente a segregação ao ir à praia do Pêgo. O antigo estacionamento público agora é pago e não se paga pouco. 4€ aos fins-de-semana. Há outro estacionamento consideravelmente mais distante de borla para os pobres. Como descobri, ser pobre implica estar/ficar em forma pois tivemos que andar bastante para chegar à praia. No estacionamento tinham um placa a dizer que 15% do dinheiro era para a manutenção dos acessos e das praias, então e os restantes 85%? Enchem os bolsos a quem? Enfim... até ir à praia se começa a tornar um luxo...

Regresso
A minha semana acabaria da mesma forma como começou, mal. Chego à porta de embarque e o que está escrito no ecrã? "Atraso/Delay 22:30". Lá tive que gramar com 1:30 de atraso. Mas não ficaria por aí, por causa disso fui obrigado a apanhar o Gatwick Express para Londres que representou uma despesa adicional de £16. Além disso a estação de destino (Victoria) não fica de todo perto da minha casa que me obrigou a fazer um percurso considerável de autocarro e ainda a andar uns 15 min. Deitei-me às 3h para acordar 6h pois fazia suporte na Segunda, argh.

Conclusão
Apesar das peripécias foi uma excelente semana que me deixa cheio de saudades por voltar a repetir. Nada como Sol, praia e mar :D




No comments: