Monday, February 23, 2009

Oliver!

No dia 29 de Janeiro aproveitei a visita de uns amigos para irmos ver o Oliver!. Um musical londrino com o Rowan Atkinson (também conhecido por Mr. Bean) baseado no romance Oliver Twist de Charles Dickens.

Comprámos bilhetes para o "4º anel", ou seja, a balcony. Confesso que estava um pouco receoso que a vista fosse má lá de cima, mas quando chegámos fiquei agradavelmente surpreendido por descobrir que estávamos perto o suficiente para perceber as expressões dos actores. Algo não muito raro devido à construção na vertical das bancadas nos teatros londrinos.

A grande decepção ocorreu instantes antes da cortina se levantar, com o anúncio "We regret to inform that Mr. Rowan Atkinson is feeling indisposed and will not be able to perform tonight, instead Mr Someone will do the role of Fagin." Uma da grandes razões que me levou a ver este musical era o Rowan Atkinson, por isso eu é que fiquei indisposto.

A cortina lá se levantou e fomos presenteados como uma coreografia elaborada com dezenas de crianças. Uma cena muito bem conseguida sem dúvida. Mas não conseguia evitar pensar nas longas e duras horas de trabalho que aquelas crianças tiveram e associar esses pensamentos às criancinhas que fazem sapatos em casa no nosso país... A exploração infantil assume várias formas e se eu não vi a criança que fiz os meus sapatos, certamente não posso negar que vi as crianças que me entreteram por duas horas...

Adiante, o Fagin interpretado pelo senhor que não me lembro o nome, está uma personagem muito engraçada. Apesar do tal senhor ter feito um papel muito bom é notório que é um papel feito à medida do Rowan Atkinson e teria valido a pena vê-lo.

Outra coisa brutal neste musical são os cenários, muito dinâmicos, quase se tornam em mais uma personagem pelo que oferecem a cada cena e pelo que nos entretêm.

As coreografias são todas muito giras, há sempre imenso humor e o ritmo nunca nos deixa aborrecidos.

Pelas £27 que pagámos vale bem a pena!

No comments: