Uma das coisas que tenho vindo a apreciar no Reino Unido é a forma como eles financiam as licenciaturas. Em vez de se recorrer à ajuda dos pais, tipicamente financiam-se usando o Student Loan. Aqui, a partir dos 18 anos existe uma forte independência financeira dos pais aliás, ouvi várias vezes casos em que os pais emprestam dinheiro aos filhos em vez de o darem.
O Student Loan é um empréstimo oferecido pelo governo para pagar as propinas e despesas relacionadas com a faculdade. A taxa de juro é 3% mais inflação. E (esta é a parte que é interessante) o empréstimo só começa a ser pago quando o aluno aufere um salário superior a £15000 anuais, sendo as prestações automaticamente deduzidas do seu salário. Isto é interessante, porque um aluno que tire um curso e fique no desemprego não tem que o pagar.
Recentemente o governo inglês aumentou as propinas das universidades para que estas fossem, quase na integra, pagas pelos alunos em vez de financiadas pelo povo inglês. Isto gerou alguma controvérsia e confusão, mas associado ao Student Loan tem uma vantagem: a educação superior é aberta a todos e financiada pelos que beneficiaram dela!
No comments:
Post a Comment