Saturday, May 28, 2011

A incompetência dos nossos serviços públicos

Se há uma coisa que me tira do sério é a incompetência dos nossos serviços públicos. Não sei se é falta de formação, se é por não terem autoridade ou uma mistura de ambos, mas há uma atitude instituída de "chutar para canto" em vez de resolver os problemas.

Há uma semana contactei o Consulado de Londres sobre a possibilidade de lá votar como "cidadão deslocado", visto já ser demasiado tarde para me recensear. O período de recenseamento terminou 60 dias antes das eleições, quase quando o 1º Ministro de demitiu. Em vez de me responderem às questões que lhes coloquei deram-me os folhetos para eu os interpretar e depois reencaminharam-me para a Administração Eleitoral, quando eles necessitam desta informação para receber o meu voto (caso lá apareça). A única coisa que tenho a dizer em seu benefício é que responderam em 1 dia útil o que já não é nada mau! Em baixo fica a transcrição da comunicação:

Enviada: quarta-feira, 25 de Maio de 2011 9:43
Para: mail@cglon.dgaccp.pt
Assunto: Voto nas Legislativas 2011

Bom dia,

Mudei-me recentemente para Londres e ainda não me encontro inscrito no consulado, mas pelo que percebi do Portal do Eleitor (http://www.portaldoeleitor.pt/Legislativas2011/Paginas/VotoAntecipadoLegislativas2011.aspx), posso votar como eleitor deslocado no estrangeiro, certo?

Gostaria assim de marcar uma hora para ir aí votar. Tenho preferência pelas 8:30, alguma possibilidade nesta semana ou na próxima?

Obrigado,


From: Consulado Geral de Portugal em Londres [mailto:mail@cglon.dgaccp.pt]
Sent: 25 May 2011 13:26
Subject: RE: Voto nas Legislativas 2011

Exmo(a). Senhor(a),

O Consulado Geral de Portugal em Londres acusa a recepção do seu e-mail e vem por este meio informar V. Exa. de que o período do recenseamento eleitoral terminou no passado dia 5 de Abril de 2011, ou seja, 60 dias antes da data das eleições.

Para verificar se porventura já se encontra recenseada nos cadernos eleitorais deste Consulado Geral por favor consulte http://www.recenseamento.mai.gov.pt

Com referência ao voto antecipado no estrangeiro poderá consultar os anexos que junto se envia sobre o assunto para verificar se se insere nessas condições.

3, Portland Place

LONDON

United Kingdom

W1B 1HR

Com os melhores cumprimentos,

O Consulado Geral de Portugal em Londres

LS



Enviada: quarta-feira, 25 de Maio de 2011 13:38
Para: Consulado Geral de Portugal em Londres
Assunto: RE: Voto nas Legislativas 2011

Boa tarde,

Nesse caso gostava de que me confirmasse se o meu contrato de trabalho aqui de Londres é um documento que comprova "suficientemente a existência do impedimento".

Acerca do cartão de leitor, pensava que este tinha substituído pelo Cartão de Cidadão, preciso de ambos ou basta o último?

Quando posso dirigir-me ao Consulado para votar? Seria possível fazê-lo amanhã às 8:30?

Muito obrigado,

From: Consulado Geral de Portugal em Londres [mailto:mail@cglon.dgaccp.pt]
Sent: 26 May 2011 12:06
Subject: RE: Voto nas Legislativas 2011

Exmo(a). Senhor(a),

Com referência ao seu e-mail o Consulado Geral vem por este meio informar V. Exa. de informações adicionais sobre o voto antecipado poderão ser requeridas através do seguinte endereço de e-mail adm.eleitoral@dgai.mai.gov.pt



Enviada: quinta-feira, 26 de Maio de 2011 13:27
Para: Consulado Geral de Portugal em Londres
Assunto: RE: Voto nas Legislativas 2011

Desculpem, mas estou confuso. Para votar terei que me dirigir às vossas instalações, pelo que vocês terão que saber se os documentos que possuo são os necessários, correcto? Mesmo que a Administração Eleitoral me esclareça as minhas dúvidas, vocês próprios também necessitam dessa informação para me darem o boletim de voto. Estou errado? Logo, não é do vosso interesse esclarecer essa informação?!

Fico com a impressão que votar não é um direito, mas sim uma luta. Vocês não estão a prestar um bom serviço a este cidadão residente em Londres.

Cumprimentos,

From: Consulado Geral de Portugal em Londres [mailto:mail@cglon.dgaccp.pt]
Sent: 27 May 2011 14:50
Subject: RE: Voto nas Legislativas 2011

Exmo(a). Senhor(a),

O Consulado Geral de Portugal em Londres acusa a recepção do seu e-mail e vem por este meio informar V. Exa. de que dado o grande volume de e-mails recebidos diariamente por estes serviços (cerca de 500 e-mails diários), os mesmos só são verificados no dia seguinte. Novamente se envia em anexo a informação relativa ao voto antecipado para conhecimento.

Com os melhores cumprimentos,

A forma cobarde como esta troca de email terminou roça a má educação. Foram capaz de responder duas vezes rapidamente, mas quando expressei o meu descontentamento, subitamente, tinham um grande número de emails para responder.

Não percebo quem é susposto prestar um serviço a quem...

No comments: