Após alguns anos a usar Gillettes descartáveis resolvi voltar ao barbear eléctrico. Um dos factores que me ajudou a tomar essa decisão foi a actual desvalorização da Libra, que torna qualquer investimento em utensílios melhor que fazer câmbios.
A minha anterior experiência com máquinas de barbear foi com uma Philishave 990, na altura um topo de gama. Esta máquina até cortava bem os pêlos da cara e do queixo, mas quanto ao pescoço não era uma questão de os cortar mal, era mesmo uma questão de não os cortar. Muitas vezes limitava-me a aparar os pêlos com o aparador pois conseguia um melhor resultado :S Desta vez queria um máquina que também cortasse bem os pêlos do pescoço pois não queria ter que usar a gillette após usar a máquina.
Comecei a investigar e encontrei esta página sobre como escolher uma máquina:
http://www.shavers.co.uk/choosingshaver.php
E depois estes guias sobre as diferenças entre as várias gamas de cada marca:
http://www.shavers.co.uk/philishaveguide.php
http://www.shavers.co.uk/braunshaverguide.php
Também li vários reviews, dos quais destaco os seguintes:
Philips vs Braun vs Panasonic - Muito bom
Braun Series 7
Philips Arcitec
Após isto vi preços e não fiquei muito feliz com o que encontrei:
PHILIPS RQ1051/18 Arcitec shaver - £111.50
BRAUN Series 7 760 shaver / ex-Pulsonic 9585 c/ Sistema de Limpeza - £155
BRAUN 560 Series 5 Shaver - £116.90
Então decidi arriscar num negócio da China, encontrei a Braun 790CC (aquela que tem a estação de limpeza) por £99.50 no additionsdirect.co.uk..
Como bom comprador online que sou, procurei por reviews do site. Esses reviews eram maioritariamente negativos, mas após ler cerca de 30 conclui o seguinte:
- Uns 50% queixavam-se da má qualidade da roupa/mobília/etc.;
- Uns 60% queixavam-se de atrasos na entrega;
- Uns 80% queixavam-se do mau atendimentos;
- Praí 4% (ou seja um) queixou-se de realmente ter tido dificuldades em recuperar o dinheiro após ter devolvido o produto.
Como a qualidade da máquina não depende da loja e como não me importava de esperar um pouco mais se isso signifcasse uma poupança significativa decidi arriscar! Na altura pensava que tinha 50% do negócio falhar mas de reaver o dinheiro, uns 10% de falhar e perder o dinheiro e uns 40% de ter sorte.
Não só a máquina chegou, como chegou um dia antes do estimado. Vinha tudo muito bem embalado e a máquina estava selada :)
Em relação à máquina propriamente dita:
Primeira experiência. O motor daquilo é pujante e nunca se engasgou. Sinto que a philishave é mais confortável e fácil de usar no queixo. Esta parece mais linear na bochecha. Os pêlos do pescoço foram, pelo menos, aparados.
Preciso de me adaptar mais à máquina, pode ser falta de experiência, mas a Philishave parece-me mais ergonómica, a sua utilização era mais natural.
Já não me lembrava era como a máquina é mais abrasiva comparada com a lâmina. Com a lâmina não sinto a necessidade de por after-shave, com a máquina é essencial.
3a experiência. Não fazia a barba há 4 dias e estava à espera de encontrar alguns problemas a atravessar aquele arbusto todo com a Braun... mas a máquina cortou aquilo tudo como se fosse relva macia!!! Até o pescoço ficou bem aparado.
A minha Philishave antiga engasgava-se toda quando apanhava mais pêlo, esta nem gaguejou.
A zona por baixo da orelha e todo o contorno do maxilar dão muita luta. Tem que se usar a máquina de todos os ângulos possíveis e imaginários. A próxima evolução desta máquina deveria rodar a cabeça:)
Nesta última categoria a Philishave era mais simpática, mas menos eficaz no pescoço. Ou seja, dava menos trabalho, mas o resultado final era pior.
Acho que com a prática tornar-se-à mais fácil apanhar aquele pêlos retorcidos, mas até lá vai dar luta.
Conclusão, se a conseguirem apanhar a um bom preço, recomendo bastante! Notem no entanto que o corte de uma máquina nunca é tão bom como o corte de uma lâmina. Para o dia do casamento usem a Gillette:P
No comments:
Post a Comment